Restaurant week

Tá, vou falar! Não sou baú pra guardar nada…

Não venho gostando das últimas edições do Restaurant Week. Calma, Bete! Antes que me venham com o discurso “mas é um incentivo da cultura gastrônomica em SP”, explicarei-me.

Na minha humilde opinião, RW que se preze é aquele em que os restaurantes realmente se mobilizam pra entregar algo surpreendente aos seus clientes, o que foi totalmente cumprido nas primeiras edições do evento, sejemos justos.

 As últimas temporadas é que deixaram a desejar, quando a quantidade se sobrepôs à qualidade. Foram duas centenas de restaurantes envolvidos, mas quantos deles realmente planejaram um cardápio que propusesse uma real experiência gastronômica a seus clientes por um preço “acessível”? Esse é o primeiro ponto, para mim, o principal. Oferecer um menu de almoço executivo no RW não é o propósito do evento, vamos combinar…

Segundo ponto, o tal do preço “acessível” do parágrafo acima. Cheguei a gastar mais de R$60 em um jantar. “Abrir as portas da Gastromia ao público”…?! Será mesmo?! Não se iludam, o preço fixo não inclui bebidas e serviço, o que pode significar uma noite de custo considerável, sim.

Por favor, que fique claro que não me oponho à iniciativa, pelo contrário, simpatizo muito com o conceito, mas quando executado com clareza. Promover a oportunidade de conhecer restaurantes tradicionais (ou não) a um preço justo é desenvolver o paladar de uma comunidade, apurar o gosto pela comida e pelo momento à mesa, com todas as questões sociais-antropológicas-relacionais envolvidas. É sim, um mote digníssimo! Porém deve ser feito com carinho e planejamento, do contrário, o movimento perde força e foco.

Pronto, falei. Aguardemos o próximo, no segundo semestre.

Comi por aí: Pé de manga, Ají e Badaró.

Por Nat.

Uma resposta para “Restaurant week

  1. Concordo plenamente Nat ! Eu, que já fui em alguns restaurantes pelo restaurant week e que sempre me empolguei com a iniciativa – não visitei nenhum este semestre.

    Cardápios a desejar com custo benefício que não tinham benefício ! Triste d+ !

Deixe um comentário

