Japa para japa: Sukiyaki House.

Geralmente restaurantes japoneses para brasileiros são bem diferentes dos restaurantes japoneses para japoneses.

Nos restaurantes japas para brasileiros a decoração é clara, bonita, geralmente em preto e vermelho e ficam em bairros nobres (jardins, Moema, Vila Olímpia, etc). Já os pratos, levam ingredientes diferentes (inexistentes na cozinha japonesa, tipo: cream cheese, banana, tomate seco, etc) e os nomes dos pratos são criativos e as vezes até em inglês.

Já nos restaurantes japas para japas, daqueles antigos e tradicionais em que o dono é geralmente é japa: não há decoração ou a decoração é feia ou brega. Ficam em bairros freqüentados por japas ou que moram muitos japas (Liberdade, Jardim da Saúde, Carrão, etc). Os pratos não levam ingredientes modernos ou brasileiros e não podem ser alterados – ou é aquilo ou é aquilo. Ah os nomes são em japonês sem tradução.

Gosto dos dois tipos de restaurante, mas é óbvio que prefiro a segunda opção.

Tenho vários exemplos de restaurantes deste tipo, que freqüento desde criança com minha família. Aos poucos vou soltando as dicas por aqui – mas por ter ido recentemente, começarei pelo SUKIYAKI HOUSE.

Primeiro que o Sukiyaki House fica em um prédio, na Rua da Glória, que só tem restaurante japa. Todos os japas conhecem este prédio feio e velho porque lá ficam ótimos restaurantes tradicionais japoneses como o Sushi Issao e o Udon também.

O Sukiyaki House é sempre cheio, principalmente em noites de frio, porque servem um ótimo Sukiyaki.

Embora Sukiyaki seja o carro chefe da casa, meu prato preferido lá é o Yakizakana R$25,00 (Anchova grelhada) e o Tonkatsu R$22,00(lombo a milanesa).

Para mim, não existe Yakizakana melhor do que daqui. Ele é bem temperado, suculento e com a casca do peixe (algo que eu geralmente não como) bem salgadinha e crocante. Como estou acostumada com o peixe daqui, sempre quando como Yakizakana de algum outro lugar acho algum defeito: ou o peixe é seco demais, ou a casca é mole, ou vem sem tempero.

O Tonkatsu é na mesma linha: temperado, suculento e sequinho. Muitos acham o Tonkatsu do Aji-Sai melhor (outro restaurante tradicional) – mas eu que não gosto de coisas fritas em banha de porco, prefiro este do Sukiyaki House.

Para os que não ligam para a decoração do lugar e vão em busca de um prato gostoso e em conta. Este é um bom lugar.

PS: Peça Yakizakana de rabo – porque vem mais peixe do que a parte da cabeça. (Meu pai que me ensinou).

End.: Rua da Glória, 111 – sala 13. – Liberdade – SP – (11)3106 4067

Não abrem de quarta-feira e nem 1 domingo por mês. Fecham as 22h na semana e 22h30 aos finais de semana.

10 Respostas para “Japa para japa: Sukiyaki House.

  1. Ah, se vc comer nas cabines pagará 10%. Se comer nas mesas, apertadas, não paga serviço.

  2. Esse restaurante é muito bom ! Bem tradicional mesmo ! Nesse frio, o lâmen que fica bem na frente deste restaurante … faz sucesso também.

  3. Alexandre Levy

    Mesmo sendo brasileiro, gosto dos restaurantes japas para japas. Os ingredientes são melhores, assim como o resultado dos pratos.

    Os japas são exigentes, ninguém os engana com arroz empapado ou peixe velho.

  4. Cesar Fagundes

    Japa que é japa tem até música japa, daquelas bem de karaoke. Esses sim, são gerenciados por aquele tiozinho que só conta dinheiro e que não sabe falar portugues dirito.

  5. Humm ! Realmente é um restaurante simples, com uma comida excelente.

  6. Carol Laurenti

    Depois de tantos elogios, a única coisa que me resta é ir experimentar.

  7. Nossa eu lembro muito bem desse restaurante, muuuuito bom!!!! Eu sempre comia o tonkatsu, e lembro que quando terminavamos eu e minha irma Eli corriamos para a geladeira que tinha no fundo do restaurante para pegar gelatina colorida!!! Ahhh e sempre ganhavamos doces na hora de pagar a conta!!!rs Boas lembrancas.

  8. Ô dica delícia!
    Vamos lá essa semana!

  9. Cyntia, não tem mais gelatina mosaico lá. Mas a geladeira no fundo, existe !

    Se tivesse eu nao ia comer mesmo – depois de grande descobri que odeio gelatina.

    Agora pedimos creme de papaia ou banana caramelada de sobremesa.

  10. Oi Dani,

    depois nos conte se gostou.

    bj

Deixe um comentário

