Quem não tem cão, caçã com…

Já dizia o velho ditado: “Quem não tem cão caça com gato.” No início da vida dos decasseguis no Japão, as pessoas não tem dinheiro para comprar fornos, panela de pressão, etc então cada um se vira com que tem, e descobri que nessa, muita gente usa a panela de arroz de modo diferente.

Para quem pensou que as panelas de fazer arroz serviam só para fazer arroz, se enganou.

As pessoas a usam com mais criatividade do que você pode imaginar. Minha amiga fazia bolo e pudim com a panela de arroz. O cara que vendia carne, na loja de produtos brasileiros, indicava fazer carne de panela e feijão também.

Aí, cheguei na China e me deparei com a mesma situação. Acabamos de nos mudar e não temos fogão ainda, então decidi fazer canja na panela de arroz, e deu certo. A única coisa ruim, da primeira vez, foi que eu descuidei e vazou um monte de caldo para tudo quanto que é lado. Já na segunda vez, fui mais esperta e fiz com a tampa aberta e desta vez nenhum contratempo ocorreu.

Outro dia, meu namorado queria comer pipoca. Solução: Tacamos óleo na panela, o milho e por incrível que pareça funcionou muito bem. Só precisa ficar de olho para ver quando os milhos param de estourar para poder tirar o pote de dentro antes das pipocas queimarem.

O meu próximo objetivo é fazer pão nela. Quero fazer daqueles que ficam bem fininho, como um pão sírio. Acho que deve dar certo, pois tem uns caras que fazem esse pão perto de casa. Eles abrem a massa, a colocam em um tambor bem grande de metal, grudando ela no metal molhando a massa com água (um dia tiro foto disso para mostrar para vocês). E se der certo eu conto como foi. Não.

Não tenho as receitas para se fazer na panela de arroz e este não é um post indicando a usar a panela para diversos usos. Vai que estraga a bendita da panela, ou que seja ruim limpar os buraquinhos, depois. Mas caso façam alguma coisa diferente que de certo por favor me avisem!!!rs Beijos até mais.

Anúncios

12 Respostas para “Quem não tem cão, caçã com…

  1. Miya Yoshinari

    Achei muito interessante este post.

    Sou descendente de japoneses e gosto muito da panela elétrica, mas no máximo faço um “aburá-gohan” (arroz brasileiro). Nunca pensei em fazer essas outras receitas que mencionaram.

    Se tiverem receitas, nos mandem para testarmos.

  2. Eu já fiz legumes refogado.

    Primeiro cozinhei no vapor e depois dei uma leve refogada com manteiga.

    Mas sempre com a tampa aberta, tb tive receio da gordura entrar nos buraquinhos (por onde sai o vapor) e não conseguir tira-la

  3. Eu já giz pudim de pão e ficou delicioso.

    Só na hora de lavar que tem que deixar bastante tempo de molho pra sair o caramelo e não riscar o fundo

  4. Shimeji na manteiga fica uma delicia, feitos na panela de arroz.

  5. Já tentei fazer arroz doce mas o leite subiu e fez a maior sujeira.

    Nao aconselho

  6. Dá para fazer aquelas pizzas fritas (de frigideira).

    O queijo derrete rapidinho quando fechamos a tampa da panela.

  7. Nossa simo vc me deu uma otima ideia, aqui o fogo eh muito forte, e quando queijo comeca a esquentar a massa ja queimou.

    Minha amiga disse que os bolos de caixinha na panela de arroz para ela da mais certo que no forno!!!

    Outro dia eu vi na tv japa que um homem colocava ovo com casca e depois colocava tipo um copinho de lata que ele fez em cima do buraco onde sai o vapor da panela de arroza, dae quando o arroz estava pronto ele tinha ovo cozido tambem.

  8. Mas tem que lavar bem o ovo, porque é nojento cozinhar uma coisa que saiu da coisa da galinha e depois comer o arroz com vestigios da casca de ovo, não?

    Ou estou exagerando?

  9. eu fiz varias x arroz doce fica uma delicia cozinho arroz 1 com agua fico de olho qd seca coloco leite açucar coco etc.. e deixo mas um pouco nossa q delicia coloco tb creme de leite leite condesado…fiz ervilhas ……carne de panela não gostei …

  10. Que legal Leda. Ervilhas !
    Arroz doce com creme de leite!
    Ótimas dicas. Vou tentar

  11. mariceu alves

    queor saver coomo fasso pra comprar essa belíssima panelaaa

    • Olá Mariceu,
      creio que nas grandes lojas de departamento ou lojas que vendem artigos de cozinha você consiga compra-la.
      Na internet, vários sites vendem também.
      Procure como: Panela de arroz elétrica.
      Tem umas que vem até com timer. Você pode programa-la para ela ligar tal horas. Exemplo: de manhã você programa ela para ela ligar as 19h quando sabe que irá chegar em casa, assim pega o arroz fresquinho e quentinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s