A mousse de chocolate mais fácil do mundo por Alice Stock

Se é a melhor, eu não sei, provavelmente depende da qualidade do chocolate e dos ovos que você usar. Mas que é muito fácil, disso não há dúvida.

Eu sempre havia achado um mistério conseguir uma mousse com boa consistência. Tem gente que coloca gelatina sem sabor, mas não fica tão bom, na minha opinião, porque a mousse não deve ser gelatinosa, ela deve ser aerada, porém, com consistência.

Até que encontrei uma receita no site francês de receitas 750 grammes (WWW.750g.com). Na receita, a mousse era para fazer recheio de um rocambole mas, quando vi o resultado, percebi que era a receita perfeita para comer pura mesmo. É assim:

– 200 g de chocolate meio amargo

– 25 g de manteiga

– 3 ovos (claras separadas das gemas)

– 1 pitada de sal

Derreta o chocolate com a manteiga no microondas. Recomendo usar uma potência intermediária, para não esquentar demais o chocolate. Acho que o que dá mais certo é colocar tempo suficiente só para os quadradinhos começarem a derreter, sem fundir completamente. Daí você pega um garfo e vai misturando até que tudo se derreta com o calor do próprio refratário.

Quando a mistura de chocolate e manteiga estiver em temperatura ambiente, misture as três gemas. Importante esperar que esteja em temperatura ambiente para não cozinhar a gemas!!

Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Recomendo retirar aquela parte mais consistente branquinha antes de bater para que a sua mousse fique homogênea, senão pode sobrar para alguém aquele pedacinho mais “duro” de clara.

Misture 1/3 das claras em neve com o creme de gemas e chocolate mexendo vigorosamente. Depois, adicione o resto das claras misturando delicadamente até ficar homogêneo. Leve para gelar por ao menos duas horas.

Viu como é fácil? Não leva açúcar, não leva gelatina, e não dá trabalho nenhum! São as propriedades da clara e da gema que dão consistência à mousse. A pitada de sal, aliás, é para tornar a clara em neve mais estável.

Uma palavrinha sobre os ovos: na minha opinião, nada supera os ovos caipiras, sejam orgânicos ou não. A gema deles é muito mais bonita que a dos ovos de granja, e o sabor é incomparável. Se quiser, faça o teste, fritando um ovo de cada e experimentando. Claro que os ovos caipiras são mais caros, mas são de melhor qualidade para o meu paladar e a galinha ainda vive em condições melhores. Fazendo um paralelo com refrigerantes, você toma Coca-Cola genérica só porque é mais barato? Então, nem eu.

Você pode fazer variações com outros tipos de chocolate ou acrescentando caldas de frutas por cima. Deve ficar bom demais a versão de chocolate branco com coulis de frutas vermelhas (ainda não testei). Para o coulis, lave 200 g das frutas que for usar (morangos, amoras, mirtilos ou framboesas) e leve ao fogo baixo por 10 min com uma colher de sopa cheia de açúcar (de preferência, de confeiteiro, mas pode ser açúcar normal também). Depois, passe a mistura em uma peneira média (que não deixe passar as sementes maiores) e acrescente algumas gotas de limão. Se necessário, acrescente mais açúcar. Pronto!

Por Alice Stock

Anúncios

6 Respostas para “A mousse de chocolate mais fácil do mundo por Alice Stock

  1. Olá Alice,

    Adorei a participação no Comiporai. Espero que seja o primeiro de muitos posts por aqui. Seja bem vinda e compartilhe essas gostosuras e bizarrices européias quando puder. hehe

    Que delícia ! Adoro mousse de chocolate também. Vou testar logo logo esta receita. Humm !
    Eu faço uma bem simples e fácil também… quando quiser variar, tente esta: http://comiporai.com/2010/03/11/dia-das-mulheres-mousse-de-chocolate/

    Beijo, Eli

  2. Adorei, Alice, também vou fazer!

  3. Depois que você falou da textura do mousse, fiquei morrendo de vontade pois também não gosto dos moussee com gelatina e nem dos que não ficam aerados.

    Obrigada pela receita. Beijinho Ju

  4. Rita Ishizaki

    Ontem fiz essa mousse. Procurei algumas receitas na net mas com esse título e essa foto que mostra o chocolate furadinho, não tive duvidas que era esse mousse que eu ia fazer.

    Servi na janta porque era aniversario do meu marido. Resultado: todos os convidados AMARAM! É fácil de fazer e fica uma delicia mesmo. Parabéns Alice!!! E obrigada por compartilhar conosco.

  5. UHmmmm isso parece uma delicia voufazer para ver se fica bom tambem.Eu fazia uma receita parecida mas com o dobro de chocolate e ao inves de manteiga uma caixa de creme de leite fresco.

  6. Parece boa mesmo…e vou fazer!!!Só estou com uma dúvida. E o risco de salmonela, devido à gema crua?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s