Fa cai, Fat Choy ou Cabelo de vegetais

Sempre quis descobrir o que era isso e para que serve, mas só descobri agora através de meu amigo que mora aqui na Ásia.

Esse estranho vegetal chama-se em chinês: Fa cai ou Fat Choy ou Faat choy ou em inglês: Vegetable Hair (Cabelo de vegetais) ou Hair Moss (Cabelo de musgo).

Quando deixado de molho, ele absorve a água e tem uma textura muito macia e mole (tipo aletria ou macarrão cabelo de anjo cozido) e aparência de um cabelo liso e preto.

Em cantonês, as duas últimas sílabas do Faat Choy soam como um ditado popular chinês “Gung1 hei2 faat3 choi4″ que significa Felicidade e Prosperidade ou algo como: Para tornar-se rico e por isso, no ano novo come-se muitos pratos (especialmente os cozidos com cogumelos e ostras) que contém este “vegetal”, para trazer sorte e dinheiro para o ano que entra.

Embora seja algo especial para o ano novo, acho que come-se em qualquer ocasião, pois durante todo o ano vendia isso perto do meu apartamento em Hong Kong (claro ! quem não precisa de prosperidade o ano todo?).

Bom, eu comentei aqui mas nunca experimentei. Se alguém que nos lê já experimentou conte-nos o gosto que isso tem e a forma de preparo. Quem sabe eu crie coragem para fazer.

😉 Cy

9 Respostas para “Fa cai, Fat Choy ou Cabelo de vegetais

  1. Eeeeeca que estranho, difícil uma comida que não tenho interesse em experimentar. Mas muito interessante, parabéns pela descoberta!

  2. Claudia Lopez

    Isso parece nojento, mas pode ser que as aparecencias enganam.
    Como não tem aqui pra experimentar, bem que você poderia experimentar para nos contar com é o gosto desses “canelos”.
    Conta vai!

  3. Sendo de origem chinesa, eu costumava comer isso quando pequeno, mas não tenho boas lembranças hehehe
    Lembra o gosto de alga marinha, tal como o nori da culinária japonesa, mas a aparência e textura semelhantes a fios de cabelo deixavam a sopa um tanto intragável, inclusive eu engasgava algumas vezes tomando isso hahaha
    Na foto que você postou, essas 2 bolas que parecem com nozes dão um gosto muito particular à sopa, mas entenda que particular não signifique obrigatoriamente gostoso!
    Ruim, não é; gostoso, muito menos. Mas como o blog é de coisas que comi por aí, a experiência é válida!
    bjo

  4. Rita de Cassia

    Eca! Esse eu já não fiquei com vontade. Não me apetece comer uma comida que pareça cabelo. Nojento!

  5. Parece bombeio queimado.
    Como foram ter ideia de comer isso hein???? Cruzes.

  6. Nossa. Muito diferente isso.

  7. hahaha ! Depois da descrição do Cylon, que tem propriedade para falar – eu passo essa experiência, como mencionou “intragável!”

    Nem para ficar rica eu tomaria ! hehe

  8. Eca! Comida com textura de cabelo e que faz você engasgar quando come? Tô fora!

Deixe um comentário

