Cuxá, do Maranhão por Sueli Yamauchi

Minha querida amiga Marlene é do Maranhão.

Temos muitas coisas em comum e uma delas é que adoramos passear, viajar, conversar, rir e principalmente comer. Por isso que sempre quando passeamos, conversamos e comemos muito. Ótima combinação, não é? Risos!

Desde que a conheci, também fui apresentada a pratos e ingredientes que nunca tinha visto ou experimentado antes.

Um destes ingredientes é a verdura/tempero/erva (não sei como classificá-la mas acredito que esta iguaria pode estar entre estas três denominações), chamada CUXÁ, vinagreira e azedinha.

Típica da culinária Maranhense, o cuxá, é um ingrediente azedinho e um pouco ácido que combina maravilhosamente com arroz.

Como a Marlene sabe que AMO cuxá, ela me trouxe um monte de cuxá preparado com camarão para ser misturado ao arroz. Aí, que delícia. Me esbaldei de arroz com cuxá no mesmo dia em que chegou.

Ela também nos presenteou com uma maravilhosa e super rica torta de camarão. Era tanto camarão e tão gostosa que quando minha filha foi tirar foto, descobriu que não tinha nem sobrado o farelo para ser registrado.

Espero que ela visite em breve sua família para que eu possa me esbaldar de novo com deliciosas receitas maranhense, feita com tanto carinho e amor pela dona Cidoca e pela Fátima.

Obrigada Marlene e família pelo cuxá, pela torta e pelo carinho.

Beijos, Sueli

8 Respostas para “Cuxá, do Maranhão por Sueli Yamauchi

  1. Claudia Lopez

    Nossa! Há muito tempo tento descobrir o que foi que comi há alguns anos atras e só hoje, com a descrição lembrei que o que eu comi nos lençóis maranhense foi arroz com cuxá.
    Eu também achei bem gostoso e diferente de qualquer tempero ou erva que eu tinha provado.
    Obrigada por me fazer recordar do cuxá e automaticamente da maravilhosa paisagem dos leçois.
    Beijo, Clau

  2. Fico muito feliz pela oportunidade de divulgar as delicias da minha terra. Breve apresentaremos outras culinárias. Aguardem…
    Obrigada pelo carinho, a minha mãe ,Sidoca e a Fátima estão super orgulhosas de marcarem presença no seu blog e prometem supresas rsrsrs
    Bjks família Sena dos Santos de São Luís do Maranhão

  3. Juliana Moreno

    Que gostoso. Fiquei com vontade!

    Sabe, meu primo é um dos caras mais viajados do mundo e mesmo conhecendo dezenas de países e centenas de cidade ele disse que os lençóis foi um dos lugares mais lindo que ele já foi. Agora sabendo que tem comida boa fiquei ainda com mais vontade de ir para o Maranhao.

  4. Fabiola Crestana

    Que diferente este prato. Eu adoro camarão, acho que adoraria comer esse cuxá com camarão.

  5. Rita de Cassia

    Fiquei curiosa também por ess arroz com camarão e cuxá.
    Aqui no Rio de Janeiro encontramos em algum lugar?

  6. Diferente isso também, mas é mais normal que esse cabelo de comer aí embaixo.

  7. realmente tudo estava gostoso.
    A torta de camarão estava maravilhosaaaaa mesmo !
    Obrigada Marlene.
    beijo

  8. gostaria que mandassem a receita cuchá, pois não sei fazer
    Um abraço.

Deixe um comentário

