Passeio pela gastronomia Bahiana

A Bahia é uma região extremamente rica, no Brasil, seja pelas belezas naturais, culturais, históricas e claro, gastronômicas.

A escolha pela Bahia foi óbvia, no meu caso, a capoeira me chamou para Salvador. Pena que de capoeira nada vi por lá (mas isso não vem ao caso neste blog).

Por outro lado pude conhecer um pouco da cidade de Salvador, da praia do Forte onde fui também ao projeto Tamar e a paradisíaca Morro de São Paulo.

Como é de praxe, eu e meu namorado fomos atrás das comidas regionais e nessa visita tivemos oportunidade de degustar deliciosas moquecas, pratos diferentes e receitas não tão saborosas assim.

Na verdade comi muitas coisas e a maioria nem sei o que era, só sei se gostei ou não e é assim que as classificarei aqui.

Em uma outra oportunidade coloco a descrição de cada, que procurarei com mais calma. Vamos lá para os pratos provados:

Rabada 🙂

Pirão 🙂

Língua de ensopado 😦

Feijão de leite (feijão doce) 😦

Vatapá 🙂

Feijão fradinho 🙂

Xinxim de galinha 😦

Caruru 🙂

Abará 😦

Paçoca de carne (farofa com carne seca) 🙂

Quiabada 🙂

Maxixada 😦

Cozido de carne (carne de panela) 🙂

Feijão de tropero 🙂

Peixe a baiana (moqueca sem dende) 🙂

Arroz de marisco 🙂

Moqueca de peixe 🙂

Moqueca de camarão 🙂

Moqueca de ovos 🙂

Moqueca de mexilhões 😦

Moqueca de ostra 😦

Moqueca de caranguejo 🙂

Moqueca de sururu 🙂

Moqueca de sarnambi 🙂

Moqueca de fato 😦

Moqueca de siri 🙂

Moqueca de arraia 🙂 (deu dó de comer, mas a carne é extremamente macia e sem espinho)

Sim. Comemos tudo isso, mas porque encontramos o restaurante do Senac, no qual alunos de gastronomia cozinham pratos típicos da culinária Bahiana e que por uma taxa de R$32,00 podíamos comer a vontade.

Valeu a pena, principalmente porque agora eu sei quais pratos vou querer repetir e quais não passarei muito perto na minha próxima visita.

Senac: Largo do Pelourinho, 13 – Salvador – BA, 40026-280‎ – (0xx)71 3324-4552‎

🙂 Eli

11 Respostas para “Passeio pela gastronomia Bahiana

  1. Nossa foram tantos pratos que eu nem sei como vc conseguiu lembrar de tudo rs.

  2. Comida bahiana é bom demais. Você pegou um rodízio muito farto, deu para conhecer bastante coisa daqui.
    Mas você ainda precisava ter experimentado bode.
    Bem vinda a Bahia sempre ! Volte para visitar nossa terra e conhecer mais nossa comida e nossa beleza.

  3. Caraca Elizão, eu achei q vc ia voltar q nem um acarajé de tanta comida q vc meteu bucho abaixo, mas pelo q reparei hj no nosso encontro repentino, algum segredo vc guarda pra não ter engordado hahaha
    Será q foi a pneumonia? o.O
    A única coisa q eu experimentei na época foi moqueca de siri da Dadá… algo assim, MARAVILHOSO!
    bjão!

  4. hahahah Cylon!
    o segredo sao as roupas largas! hahahah

  5. Pingback: Tweets that mention Passeio pela gastronomia Bahiana | Comi por aí -- Topsy.com

  6. Olha como somos restritos e achamos que na Bahia só tem acarajé e moqueca.

    Eu não conhecia nem 1/4 dos pratos dessa imensa lista.

    Agora tenho que experimentar, heheh

  7. Que imersão na culinária Bahiana!

  8. Pingback: Regional. É da Bahia! | Comi por aí

  9. hello,just came from Salvador….awesome food. looking for dried shrimp

Deixe um comentário

