Jamóns para todos os gostos e bolsos

Na França comemos muito queijo, na Inglaterra e em Amsterdã, muita batata frita e junkie food e na Espanha foram muitos, mas muitos JAMÓNS (presunto).

Os Jamóns, são totalmente diferentes dos presuntos cozidos que comemos aqui, pois provém de um porco diferenciado e são feitos através de um processo também diferente: Corte, salga, defumação, secagem, condimentação e maturação.

Não somos especialistas em Jamons por isso sempre tínhamos dúvidas na hora de comprar e sempre perguntávamos para alguma espanhola que estivesse no mercado, qual ela indicava.

Isso porque no mercado encontrávamos os:

– Jamóns Ibérico de Recebo. A cura leva cerca de 30 meses (vem de porcos que comem ração para engordar, mas são criados na montanha)

– Jamon Ibérico de Cebo. A cura leva cerca de 24 meses (vem de porcos criados em criadoros só com ração)

– E o Jamón Serrano (feito de porco não ibérico – porco branco – criado em estábulos, com ração) – de menor qualidade.

Todos saborosos, já embalados em plásticos (como os salames que compramos já fatiado) e com preço em conta: cerca de 3 euros 100 gramas.

Já no mercadão, nas lojas especializadas em Jamóns, era possível encontrar o Jamón Ibérico de Bellota ou Pata Negra. Jamón cuja cura demora 36 meses, em média e é conhecido como o melhor dos melhores, pelo menos é o mais famoso e o mais caro de todos os jamóns.

O pata negra é todo especial pois é feito através de uma raça específica de porco ibérico (porco de bellota ou bolota): gordo, com pernas longas, canelas finais, pelo eriçado negro e patas escuras (por isso pata negra), que é criado de forma selvagem nas montanhas.

Foto do Blog: programapaoevinho.blogspot.com

Mas acho que além da raça, o especial também decorre de sua alimentação, pois são porcos que só comem bellotas espanholas (uma espécie de bolotas de casca dura que parecem castanhas).

A verdade é que quando provamos sentimos um sabor mais leve, mais suave, menos sal e um fundo de castanha, quando comparado com os outros jamons. Segundo o cara que nos vendeu, isso ocorre pois as bellotas proporcionam sabor levemente adocicado e amendoado ao presunto.

Quanto ao preço… realmente também é diferenciado. Encontramos no mercadão um Jamon denominado pata negra por 2,5 euros 100 gramas, mas como pensamos que lá era um lugar turístico e poderiam nos enganar, não o compramos. Fomos então em uma loja especializada em Jamon, em um bairro mais residencial onde só espanhóis compravam e levamos 100gr para experimentar por 10 euros. Se era o verdadeira, não sabemos, mas posso dizer que era realmente saboroso.

🙂 Eli

Anúncios

6 Respostas para “Jamóns para todos os gostos e bolsos

  1. Eli, sempre tive vontade de experimentar o jamon pata negra… fico imaginando que deve ser muito delicado o sabor… Mas aqui é uma pequena fortuna…Beijocas, Adriana

  2. Eli, muito legal o post. Por coincidência, os pais da Alê acabaram de voltar da Europa e falamos disso durante esta semana – presuntos!

    Mandei este link para eles e indiquei o blog que está cada dia melhor…

    Beijos do vizinho de blog!

    Eduardo.

  3. Que interessante esse fato sobre os porcos ibéricos que só comem essas pelotas.
    Igual no Brasil que dão restos de comida. Risos

  4. Olá Eli, Realmente os presuntos espanhóis, Jamón Serrano e Jamón Pata Negra, são especiais e fica ainda melhor na mão de quem sabe fatiar bem! Sou Che de cozinha e se permitir aproveito para deixar duas dicas super legais para quem quer apreciar em casa ou num restaurante este maravilhoso produto gourmet, a primeira é o empório virtual Pata Negra, recém inaugurado, oferece além de jamones, receitas, utensílios e produtos especiais e a segunda é o já tradicional restaurante Paellas Pepe que além do preparo ao vivo de Paellas enormes conta com um mestre jamonero espanhol (Daniel Gonzales) e apresentações de dança flamenca toda sexta e sábado no jantar. Seguem os links:
    http://www.emporiopatanegra.com.br
    http://www.paellaspepe.com.br

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s