França: Saint Denis – Stade de France (sim. onde o Brasil perdeu em 98)

Meu marido é fã de futebol. Fã daqueles que me faz visitar estádios em todos os lugares que vamos (já fomos no La bombonera (Argentina), Nacional (Argentina), Kyocera (Curitiba), o do Uruguay, Wembley (Inglaterra), no da Espanha, no Pacaembu, no Palestra Italia… e até no Javari (estádio do Juventos que fica no bairro da Mooca – SP).

Obviamente que na França, ele me arrastou para a cidade de Saint Denis – Stade de France (segundo ele, o estádio que ele achava mais lindo de todos, mesmo tendo sido palco da derrota do Brasil na copa de 1998).

saint_denis1 Stade_de_France_2005

DSC00647

Eu acho que os estádios são muito parecidos (gramado, gol, arquibancada, placar…) mas mesmo assim esse me surpreendeu pela estrutura, pelos números:

– capacidade: 80 mil pessoas sentadas

– segurança: 80 mil pessoas conseguem evacuar o estádio inteiro em 7 minutos (testado)

– staff-equipe envolvida: 5.000 pessoas, no mínimo, trabalham no estádio quando há eventos

– flexibilidade: ele tem um sistema que recua a platéia para ampliar a area do gramado (para shows, pista de corrida, pista de esportes de inverno, piscina, pista de corrida de carro)

– comida (afinal, o blog é sobre comida e não sobre futebol). Há diversas lanchonetes no estádio e os boxes em volta do estádio possuem serviço de restaurante. (os boxes podem ser alugados por cerca de 10 mil euros para dois anos e a comida é paga a parte, não está dentro desse fee)

Quem não quer ter um box, pode também comer no restaurante do estádio. De segunda a segunda (em datas sem eventos), o restaurante oferece pratos a partir de 30 euros. Comida boa com vista para um estádio bacana.

DSC00649stade de france

Não é algo que quero voltar, mas valeu.

🙂 ELi

3 Respostas para “França: Saint Denis – Stade de France (sim. onde o Brasil perdeu em 98)

  1. Não perdemos, fomos humilhados neste lindo estádio…

    Que espetáculo o estádio. Vejo as notícias e não sei se estamos prontos para ter algo que já existe fora há décadas… espero estar errado e que um dia a gente evolua.

    Boas fotos e que vista do restaurante…

    Obs.: também acho legal visitar estádios :-). Sempre encaixo isso também nos roteiros, hehehe. Semana que vem, é dia de ver o novo Mineirão com Sir Paul Macca!

    Beijos,

    Eduardo.

  2. Eu amo o blog de vocês!!!

    Sempre quando eu posso dou uma visitada, fiquei muito curioso em conhecer alguns países (inclusive a comida) que tanto vocês degustam … Meu deus do céu!!

    Beijo e abraço
    Eric Luciano

  3. We’re a bunch of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with valuable info to work on. You have done an impressive process and our entire community will probably be thankful to you.
    jcpenney prom gowns http://www.jcdresspenny.com/prom-dresses_c86.html

Deixe um comentário

