A onda agora é o Ceviche!

Você já deve ter ouvido falar sobre o “ceviche” (pronuncia-se “cebiche”) prato originário do Peru que está fazendo sucesso no Brasil.
Feito com peixe cru marinado no limão, além de leve é muito saboroso. A receita consiste em deixar o peixe “cozinhar” no suco de limão (ou no suco de alguma fruta cítrica) e depois só incluir outros ingredientes como: cebola, pimenta, batata, abacate, salsa etc.
O “ceviche” pode ser servido como entrada, acompanhamento ou até mesmo prato único.
No Brasil existem poucos restaurantes especializados em “ceviche”, aqui em São Paulo um dos mais conhecidos é o Suri, do Chef colombiano Dagoberto Torres. Estive lá há 1 mês e gostei bastante, tanto da comida quanto do ambiente.
Como fui numa quinta-feira não fiz reserva, mas não tivemos problema com espera, chegando lá já fomos logo acomodados numa mesa em frente ao bar onde tive oportunidade de ver o Chef preparando as iguarias.
Para começar saboreamos o delicioso couvert: chips de banana da terra, mandioca, mandioquinha e cará, acompanhados de guacamole e molho picante. Logo após pedimos as entradas: lula grelhada recheada com quinoa levemente apimentada e geleia de maracujá e o patacón (tapas de banana da terra com frutos do mar ao molho de pimentas). SAMSUNGSAMSUNGDepois decidimos fazer um pequeno “menu degustação”, então pedimos 3 “ceviches” diferentes e dividimos entre todos da mesa. Pedimos o Clássico (corvina com cebola roxa, coentro e milho, acompanhado de batata doce), a Playa blanca (vieiras, lula e peixe branco com leite de cocô, laranja, cebola roxa, coentro e hortelã) e o Tigarahé (peixe branco, polvo e camarão com sauté de cogumelos, cebola roxa, ceboulette e massagô). As porções de “ceviche” não são tão pequenas, para mim servem bem duas pessoas e os preços são bem justos ficam em torno de R$ 29,00  – R$ 38,50 cada.SAMSUNGSAMSUNGSAMSUNGTodos os “ceviches” estavam deliciosos, com o sabor bem equilibrado sem picos exagerados de acidez. Descobri que o Chef utiliza Aji-no-moto nas preparações para reduzir a utilização do sal e consequentemente diminuir o sódio . Acredito que esse é o segredo para manter o equilibro do sabor da marinada.
O restaurante também tem opções de pratos quentes e sobremesas, mas dessa vez ficamos apenas nos “ceviches”. Vale muito a pena conhecer o Suri, com certeza você ficará fã dos “ceviches” assim como eu.

Suri Ceviche Bar – Matheus Grou, 488 – Pinheiros
São Paulo – SP
🙂 Naná

Anúncios

6 Respostas para “A onda agora é o Ceviche!

  1. Há muitas opções de restaurantes japoneses e acredito que om a aceitação do peixe cru, ocorrida já há alguns anos, as cevicherias só tendem a crescer por aqui tb.
    Boa dica!

  2. Admirador secreto de umami!

    Olá Naná, ou Nat
    Achei interessante o ceviche peruano/colombiano. Eu sei de um bom lugar onde se serve um ceviche da culinária japonesa que tb é muito bom. O molho não deve ser tão picante, mas é show!

  3. Eu adoro ceviche e o Suri é muito bom! Realmente os restaurantes peruanos estão pipocando. O Killa e o La Mar também são ótimos. No centro tem o Riconcito Peruano que é beeeem tradicionalzão!

  4. Eu adoro ceviches e preciso ir nesse lugar

  5. Paulistanos aderiram ao Sashimi e agora ao ceviche

  6. Esse playa blanca parece ser delicioso
    Adoro vieiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s