Dicas de Pernambuco

Agora nas férias tive a oportunidade de viajar com a minha mãe para Pernambuco e aproveitar um pouquinho do clima quente e festivo da região.
Cheguei na segunda-feira em Recife e resolvi ficar um dia no local para conhecer a capital. Mas não foi uma boa ideia, pois na segunda, a maioria dos museus fica fechado. Contudo, conseguimos conhecer a famosa Praia de Boa Viagem, depois fizemos o passeio de Catamarã pelo Rio Capibaribe, conhecemos o Mercado São Sebastião, o “Marco Zero” e por último a Feira de Artesanato.
Mãe
No almoço, seguimos a dica que recebemos na “Central Turística” e fomos ao restaurante Paraxaxá. Maravilhoso. A decoração e a comida super típicas! Foi uma ótima pedida, pois a comida estava muito boa, o buffet com uma variedade imensa de pratos e o preço por quilo bem justo. Não aguentamos e tivemos que pegar um pouquinho de cada prato para experimentar: carne de sol, camarão, macaxeira, escondidinho, baião de dois e muito mais. Esse merece entrar no roteiro gastronômico de Recife! 
Parraxaxa
No jantar a minha amiga que está morando em Recife nos levou no Guaiamum Gigante, restaurante/bar que serve uma deliciosa casquinha de siri e um saborosíssimo caldinho de aratu (caranguejo) acompanhado de farinha de mandioca, e não arroz (minha mãe ficou esperando o arroz para se servir, coisa de paulista. kkkkk). Ah! E os pratos/petiscos e o chopp são bem baratos.
Guaiamum
No dia seguinte fomos para Porto de Galinhas, mais ou menos 1 hora de carro de Recife. Nos hospedamos no hotel Pontal de Ocaporã por indicação de uma amiga e adoramos. Muito aconchegante e super receptivo. A comida é gostosinha, mas sugiro aproveitar para conhecer os restaurantes da “vila” que são muito bons. Jantamos no primeiro dia no Restaurante Barcaxeira (indicação de outra amiga) e achamos tão bom que voltamos lá mais um dia. A maioria dos pratos individuais são bem servidos, então servem duas pessoas. O carro chefe da casa é o Escondidinho de Macaxeira que é servido em três tamanhos e com muitas opções de recheio. A sugestão aqui é o de carne de sol e não tem necessidade de pedir o arroz, pois a macaxeira já tem bastante sustância e na minha opinião não combina com arroz.
Escondidinho
Outro lugar gostoso para comer bem é o Peixe na Telha, lá a indicação é o prato que tem o nome do restaurante. Muito gostoso mesmo, o peixe fica bem firme e com uma casquinha deliciosa. O preço dos pratos nesses restaurantes já é mais salgadinho, mas ainda é mais barato do que a maioria dos restaurantes em São Paulo.
Peixe
No penúltimo dia fomos para Olinda, que fica mais próximo a Recife, mas também não é longe de Porto de Galinhas. Que cidade linda e com muita história! Aqui já tinha me programado para almoçar no famoso restaurante Oficina do Sabor, comandado pelo Chef César Santos. Ícone da gastronomia pernambucana, faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança que prima pela excelência e qualidade nos serviços. Realmente o restaurante traz a comida típica com o ar do gourmet que reflete nas opções do cardápio e também no atendimento eficaz. Começamos pela entrada com o Queijo Arretado de bom (Queijo de Coalho Assado com Ervas) e como prato principal aceitamos a sugestão do garçom e pedimos o Jerimum Recheado com Camarão e Lula ao Coco.
Queijo
O prato serviu bem três pessoas, só tivemos que pedir uma porção a mais de arroz. O prato estava delicioso, tempero suave e com generosos “pedaços” de lula e camarão.
Jerimum
Aqui o ticket médio já foi mais alto, R$ 80 por pessoa, sem sobremesa. Mas valeu a pena pela comida, atendimento e pela vista.
Tenho muito mais para contar de Pernambuco, mas essas são as principais dicas gastronômicas. Não se esqueça de incluí-las quando for conhecer Recife, Olinda e Porto de Galinhas. #ficaadica
Bjs!

Anúncios

Uma resposta para “Dicas de Pernambuco

  1. belíssimo post ! abriu meu apetite e minha vontade de estar no Pernambuco agora rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s